sexta-feira, 20 de abril de 2012

A dança e os benefícios para o IDOSO - Clipping


Dança ativa a memória e a concentração em idosos


Uma pesquisa, realizada pelo setor de Gerontologia da Universidade de Campinas (Unicamp), envolvendo dança e idosos comprova que a atividade, além de exercitar o corpo, faz bem para amemória. Habilidades como força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade também são desenvolvidas e trazem bem-estar e saúde aos idosos. Com a idade, eles deixam de exercitar a área do cérebro responsável por essas ações para estimular outras regiões como a que controla a ansiedade e a motivação. 

Segundo os pesquisadores, quando dançam, os idosos fazem um esforço maior para memorizar a sequência dos passos e mostram concentração acima do normal para não invadirem o espaço do parceiro. Além disso, se lembram de experiências e sensações vividas no passado, quando a música os remete à juventude. 

Para os pesquisadores, os resultados da pesquisa demonstram que a saúde dos idosos depende de fatores práticos e não apenas de investimento em saúde. Eles acreditam que medidas simples podem garantir uma velhice saudável e feliz, e também alertam para a importância da saúde emocional nos idosos. 


Dança traz benefícios para saúde do idoso

dancando Dança traz benefícios para saúde do idoso
Uma pesquisa, realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), envolvendodança e idosos comprovou que a atividade, além de exercitar o corpo, faz bem para a memória.
Além disso, habilidades como força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidadetambém são desenvolvidas e trazem bem-estar e saúde aos idosos. Com a idade, eles deixam de exercitar a área do cérebro responsável por essas ações para estimular outras regiões como a que controla a ansiedade e a motivação.
Segundo os pesquisadoresa dança é benéfica porque os idosos fazem um esforço maior para memorizar a sequência dos passos e mostram concentração acima do normal para não invadirem o espaço do parceiro. Também se lembram deexperiências e sensações vividas no passado, quando a música os remete à juventude.
Os resultados da pesquisa, de acordo com os pesquisadores, demonstram que a saúde dos idosos depende de fatores práticos e não apenas de investimento em saúde. Eles acreditam que medidas simples podem garantir uma velhice saudável e feliz, e também alertam para a importância da saúde emocional nos idosos.


Dança para Idosos

Em 2009, após uma pesquisa realizada na Universidade de Brasília - UnB em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividades Físicas para Idosos - GEPAFI, eu publiquei um artigo na Revista Argentina Efdeportes sobre os efeitos da Dança Terapêutica sobre a memória dos idososabordando vários aspectos das atividades físicas orientadas para idosos, tais como a dança de salão terapêutica.

A dança é considerada uma atividade coadjuvante da terapêutica de várias doenças, além disso, também proporciona condicionamento físico, integração social e lazer a indivíduos idosos, com inúmeros benefícios psicológicos. As pesquisas são unânimes quanto à importância da dança de salão como exercício físico.

A prática dessa atividade física aumenta a oxigenação cerebral que contribui para melhoria das funções cognitivas, como também, diminui e/ou retarda o ritmo dos distúrbios que ocorrem nos processos cognitivos nessa etapa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário