sexta-feira, 31 de maio de 2013

Como se planejar para a aposentadoria partindo do nada?

Internauta ainda não tem casa própria e nem reservas financeiras e pergunta como se planejar para o longo prazo

Editado por Priscila Yazbek, de 

Estrada na Suíça, perto de Lignerolle
Longo caminho: segundo especialista, é preciso separar 20% da renda para a aposentadoria
Dúvida do internauta: Tenho 31 anos, sou casado, tenho duas filhas e meus ganhos mensais são de 18 mil reais, porém não tenho casa própria, nem reservas financeiras. Como devo fazer um planejamento a longo prazo visando uma tranquila aposentadoria?
Resposta de Fernando Meibak*: 
Você ainda tem uma idade relativamente jovem para se preparar bem para o futuro. Creio que seus dois filhos são crianças pequenas, que demandarão um importante investimento no processo de formação deles. É importante que você esteja muito atento ao tema de bem de moradia, fator essencial de segurança para a família.
Não sei em que região você vive, mas os imóveis estão em um patamar de preço alto no Brasil. Ainda considero elevadas as taxas de financiamento imobiliário, na casa de TR (Taxa Referencial) mais 9% ou 10% ao ano. É uma equação difícil avaliar se você deve sair do custo de aluguel diante desse quadro. Talvez seja interessante aguardar mais tempo, para uma acomodação dos preços e taxas.
Por fim, o mais importante não é quanto você ganha, mas quanto você gasta. Procure poupar mensalmente pelo menos 20% de sua renda para construir uma reserva financeira para seus projetos de vida.
*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?