sábado, 22 de dezembro de 2012

Como engordar a aposentadoria?

Internauta pede dicas de investimentos seguros que possam garantir um rendimento extra para a aposentadoria

Editado por Priscila Yazbek, de
 
 
 
Homens de perfil
Dúvida do internauta: Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o melhor investimento seguro, a longo prazo, visando um rendimento extra para a minha aposentadoria. Tenho em mente a poupança e o Tesouro Direto. São boas opções para a aposentadoria? 


Resposta de Fernando Meibak*: 
O mecanismo Tesouro Direto é o mais indicado para investimentos de longo prazo. Recomendamos as Notas do Tesouro Nacional mais longas. O rendimento dos títulos acima da variação medida pelo IPCA ainda está elevado, próximo de 4% ao ano. Sugerimos avaliar as chamadas NTNs B Principal, que não pagam juros semestrais - o rendimento é acumulado para o vencimento.
Temos vencimentos para 2024 e 2035. Não se preocupe com o vencimento, pois o Tesouro Nacional recompra títulos semanalmente. Ou seja, se um dia precisar dos recursos, terá liquidez, aos preços vigentes à época. Acho esse um bom risco, pois creio que os juros irão diminuir ao longo do tempo. Esteja atento ao custo total do agente financeiro, ele não poderá superar 0,6% ou 0,7% ao ano. Escolha um ou mais títulos e adote a disciplina de investir mensalmente.
E sobre a poupança, no passado a caderneta era um produto pouco atrativo. Tivemos mudanças nas regras. O rendimento ficou definido em 70% da taxa básica de juros, esta fixada periodicamente pelo Banco Central (atualmente em 7,25% ao ano). Considerando a isenção de imposto de renda sobre os rendimentos, o produto ficou bem mais interessante, comparativamente a outros produtos bancários. Podemos dizer que a poupança é melhor que um produto de renda fixa que renda menos que 90% do CDI ou fundos de investimentos com taxas de administração acima de 1% ao ano.
*Beto Veiga é doutor em economia pela Universidade de Brasília, ex-funcionário do Banco Central e consultor de valores mobiliários registrado na CVM. É autor dos livros “O Essencial sobre o Tesouro Direto” , “Tudo sobre CDB”, além do Blog "Beto Veiga - finanças desvendadas" e "Case com seu banco com separação de bens".

Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/dicas-de-especialista-para-seu-dinheiro/noticias/como-engordar-a-aposentadoria

Acesse o site www.aposentadoria1.com.br