sábado, 20 de abril de 2013

Brasileiros e franceses poderão, em breve, somar o tempo de contribuição à previdência nos países


O Acordo Brasil-França irá beneficiar 80 mil brasileiros que atuam na França. Foto: JB Azevedo
Os brasileiros que trabalham na França e os franceses que atuam no Brasil poderão totalizar o tempo de contribuição nos dois países para requerer a aposentadoria por idade em breve. O ajuste administrativo do Acordo Brasil-França será assinado na próxima segunda-feira (22), em Paris, pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e pela ministra dos Assuntos Sociais e da Saúde da França, Marisol Touraine. Além da assinatura do termo, as autoridades discutirão as perspectivas da cooperação franco-brasileira em proteção social.
A partir do início da vigência do acordo previdenciário, que se dará com a notificação da ratificação do tratado por ambos os países, os mais de 80 mil brasileiros que vivem na França (incluindo o departamento ultramarino francês de Guiana, com o qual o Brasil possui930 km de fronteira, e outros departamentos franceses), além da comunidade francesa que vive no Brasil, poderão totalizar o somatório do tempo de contribuição para requerer, além da aposentadoria por idade, benefícios como aposentadoria por invalidez, pensão por morte, por incapacidade laboral temporária e salário-maternidade.
O Acordo de Previdência Social entre Brasil e França foi assinado pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e pelo então embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, no dia 15 de dezembro de 2011, no Palácio do Planalto, em Brasília, em cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff. O texto do acordo foi concluído em negociação entre os dois países realizada em março de 2011.
Além do somatório do tempo de contribuição, o acordo também possibilita que trabalhadores transferidos pela empresa de um país para o outro país possam continuar contribuindo no país de origem durante o prazo de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 24 meses, evitando assim a dupla contribuição.
A França, oitavo parceiro comercial do Brasil, é o quinto maior investidor no país, principal destino dos investimentos franceses na América Latina.
Proteção internacional – O Brasil tem acordos previdenciários bilaterais em vigor com Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Japão, Luxemburgo e Portugal.  O país também é signatário de acordos multilaterais (convenções) de proteção social, ambos vigentes: o Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercosul e a Convenção Multilateral Iberoamericana de Segurança Social.
No dia 1º de maio próximo, o acordo previdenciário com a Alemanha entrará em vigor. Os acordos firmados com a Bélgica, Canadá, Quebec, República da Coreia estão em fase de ratificação. No momento, estão sendo negociados com os Estados Unidos, Israel e Moçambique. (Rafael Toscano)
FONTE: Blog Previdência Social

População indígena recebe orientações da Previdência no Amazonas


O salário maternidade é direito da mulher indígena. Foto: Divulgação INSS/AM
O estado do Amazonas possui a maior população indígena do Brasil. De acordo com dados da Fundação Estadual de Política Indigenista (Fepi), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, existem no Amazonas 120 mil indígenas pertencentes a 66 etnias, com ampla diversidade cultural e que falam 29 línguas.
Tendo esse cenário como área de atuação, as Gerências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Manaus e Tefé promovem, em virtude do Dia do Índio, comemorado na sexta-feira (19), uma séria de atividades voltadas para as populações nativas da região.
As atividades são inciativas da Unidade Técnica de Serviço Social da Gerência de Manaus e executadas pelos representantes do Serviço Social nas Agências da Previdência Social (APS) localizadas tanto na capital como no interior do estado. Algumas ações estão direcionadas diretamente às populações indígenas, em locais estratégicos, enquanto outras são dirigidas a segmentos da sociedade que atendem à essas populações como, por exemplo, Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), servidores do Incra e Funai. Para esse público específico serão realizadas palestras para a socialização de informações sobre direitos e deveres dos indígenas junto à Previdência Social visando agilizar o reconhecimento dos direitos dessas populações (SCS/AM).
Confira abaixo a programação:
PROGRAMAÇÃO 19 DE ABRIL DE 2013 – “DIA DO ÍNDIO”
GEX MANAUS
APS Maués
Data: 11/04/13
Local: CASAI – Casa de Atenção à Saúde Indígena de Maués (AM)
Público-alvo: Sateré-Mawé
APS Manacapuru
Data:19/04/13
Local:Aldeia São Francisco do Guiribé
Público-alvo: Apurinã
APS Centro
APS Codajás
Data:19/04/13
Local:CASAI – Casa de Atenção à Saúde Indígena de Manaus – Rodovia AM 10, quilômetro 25
Público-alvo: Murubu, Tikuna, Sateré-Mawé, Mura, Baré, Yanomami.
APS Presidente Figueiredo
Data:20/04/13
Local: Comunidade PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) da Morena, próximo ao município de Presidente Figueiredo Público-alvo:Comunitários em geral, representantes de Sindicatos, servidores do INCRA e FUNAI.
APS Parintins
Data:17/04/13
Local:PAC – Pronto Atendimento ao Cidadão de Parintins Público-alvo:Assistentes Sociais e demais servidores do PAC.
Data:18/04/13
Local: UFAM – Universidade Federal do Amazonas – Campus de Parintins Graduandos de Serviço Social
Data:19/04/13
Local: PAC – Pronto Atendimento ao Cidadão de Parintins
Público-alvo:Usuários do PAC e os Indígenas da etnia Sateré-Mawé
GEX TEFÉ
APS Coari
Data: 18/04/13
Público-alvo:Comunidade Indígena Vista Alegre do Samambaia Mura
APS Tabatinga
Data:19/04/13
Público-alvo:Comunidade Indígena do Umariaçu I Ticuna
FONTE: Blog Previdência Social