domingo, 6 de janeiro de 2013

Garanta um benefício maior para aposentadoria

Confira quais gerações já podem se aposentar neste ano e aprenda como escapar do fator previdenciário  
Juca Guimarães | Fonte: Diário SP

Levar em conta apenas as regras do INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição pode ser um péssimo negócio para o trabalhador. Além do tempo mínimo de contribuição, que em 2013 vai permitir a aposentadoria para homens que nasceram em 1958 e para mulheres que nasceram em 1961, existe a aplicação do fator previdenciário, que reduz muito o valor do benefício.

No caso dos trabalhadores mais jovens com perfil para se aposentar, as perdas em 2013 serão de 31% para homens e de 45,5% para mulheres. Com o tempo mínimo de contribuição exigido, de 35 anos para homem e 30 anos para mulher, o impacto do fator deixa de existir se a idade do homem for 64 anos e a da mulher, 67 anos. 

O fator leva em conta a idade  e o tempo de contribuição: se o trabalhador esperar alguns anos e continuar contribuindo, o impacto é menor. A medida foi criada no governo Fernando Henrique Cardoso para, justamente, inibir os trabalhadores se aposentarem muito jovens.

Idade /Para a aposentadoria por idade não existe o fator previdenciário. O segurado precisa comprovar 15 anos de contribuição e a idade mínima:  60 anos para as mulheres e  65 anos para do homens.  Logo, em 2013, estão abertas as portas da aposentadoria para quem nasceu em 1958 (homem) ou 1961 (mulher). O valor do benefício é igual a 70% da média de contribuições feitas pelo segurado. Por exemplo, se o trabalhador recebia cerca de R$ 1 mil por mês, em valores atualizados, a aposentadoria por idade paga pelo INSS será de R$ 700.