terça-feira, 11 de setembro de 2012

A importância de planejar seu futuro

O que o futuro me reserva? Com certeza um dia você já se fez esta pergunta.

Talvez não neste mesmo termo, mas já se pegou pensando em como será sua vida daqui a alguns anos.

Muitos de nós, apesar de saber que o futuro chegará e chegará logo, não se prepara da forma adequada. Mas por quê? Porque o brasileiro sempre tende a retardar seus compromissos.

O casamento é adiado, a chegada de filhos é inesperada, as coisas importantes da vida vão ficando para depois.

Hoje não posso, estou muito ocupado, tenho que trabalhar para pagar minhas contas. Mas você já pensou se algo lhe acontecer que o incapacite para o trabalho? Quem pagará suas contas?

O futuro é algo inevitável, devemos ter um planejamento. Todos querem esperar o melhor, mas é prudente estar preparado para o pior.

A vida pode ser uma linda rosa, mas como toda rosa tem seus espinhos. Às vezes nos machucamos com os espinhos da rosa, mas este pequeno contratempo não tira da rosa a sua beleza. Assim é a vida, bela, mas com seus espinhos.

Justamente pelo fato de o brasileiro ter o hábito de viver o hoje sem se preocupar com o amanhã é que a nossa contribuição previdenciária é algo obrigatório, imposto por lei, pois, se fosse facultativo poucas pessoas contribuiriam.

Manter em dia nossas contribuições para o INSS é algo bom; é uma forma de nos prepararmos conscientemente para o futuro. Vivendo o hoje, tendo um pé de meia para o amanhã.

Se por um infortúnio da vida algo lhe acontecer que o incapacite temporariamente para o trabalho, você como segurado da Previdência Social terá direito ao auxílio-doença. E ainda mais: se a doença se transformar em algo que o incapacite permanentemente para o trabalho, terá direito à aposentadoria por invalidez.

Na sua velhice, terá direito a uma aposentadoria.

E se você não estiver mais neste mundo, afinal ninguém fica para semente, sua esposa ou esposo terá direito à pensão por morte.

Normalmente, os empresários costumam enxergar o custo com as contribuições previdenciárias como um gasto, e um gasto alto, afinal já têm que pagar tantos impostos, o INSS pode ficar para depois.

E normalmente só irá se preocupar com este assunto na faixa dos 50 (ou depois), quando o cansaço começar a bater e pensar que precisa diminuir o ritmo.

Nós brasileiros estamos vivendo mais, precisamos nos planejar para viver com tranquilidade e qualidade de vida em nossa terceira idade. Se julgarmos que a aposentadoria do INSS não é suficiente para manter o padrão de vida a que estamos acostumados, porque não planejarmos também uma renda adicional? Por exemplo, renda de alugueis, previdência privada, etc.

Vamos viver o hoje, aproveitar a beleza da vida, mas sempre preparados para o amanhã.

Entre em contato com a equipe da BORDONI e obtenha as orientações necessárias sobre sua situação previdenciária e condições de aposentadoria. Disponibilizamos para nossos clientes, um serviço de assessoria previdenciária, desenvolvido para atender às suas necessidades.

Bordoni Assessoria | Site: www.bordoni.com.br | Tel.: (11) 4063-2035

Autora: Dra. Karen Fatima Lopes de Lima Bordoni, Advogada Previdenciária.
Colaboração: Ms. Altair José Bordoni, Mestre em Economia e Consultor Previdenciário.