quinta-feira, 25 de abril de 2013

Três pessoas são denunciadas por fraude contra o INSS, entre elas está um servidor

Do NE10
Três pessoas foram denunciadas à Justiça Federal pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco por participação num esquema que possibilitou a concessão irregular de aposentadoria por tempo de serviço. Entre os envolvidos na fraude ao sistema da Previdência Social estão um servidor do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), uma advogada e um motorista, que é o beneficiário da aposentadoria. Os nomes dos acusados não foram divulgados.

Segundo o MPF, o motorista recebeu aposentadoria indevidamente entre 2000 e 2008. A fraude aconteceu por conta da participação do servidor do INSS, que atuava na Agência Mário Melo, no Recife. O funcionário inseriu no sistema da Previdência, um falso vínculo empregatício e aumentou o tempo de serviço do motorista. Estima-se que o prejuízo causado à Previdência Social foi de R$ 100 mil reais.

O motorista disse à policia que uma advogada atuou como intermediária da ação fraudulenta. Ela recebeu quase R$ 4 mil reais para conseguir um servidor do INSS que fraudasse o sistema do órgão.

A fraude pelo crime de inserção de dados falsos no sistema do INSS, tem pena que varia de dois a 12 anos de reclusão além do pagamento de multa. O motorista está sendo acusado de estelionato e pode cumprir, caso condenado, até cinco anos de prisão e terá que pagar multa. A procuradora da República Ládia Mara Duarte Chaves Albuquerque é a responsável pelo caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário