quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Social-democratas alemães discutem reforma da aposentadoria

Se desenvolveu dentro do Partido Social-democrata da Alemanha uma grande polêmica sobre o conceito do sistema de aposentadoria.

A ala esquerda do partido repudia sobretudo a proposta da cúpula da organização, de reduzir o nível de remuneração das aposentadorias dos atuais 50% do salário médio para 43% em 2030.

A redução foi acertada durante a chamada Grande Coalizão (2005 - 2009) entre o SPD e a União Democrata Cristã (CDU), da atual chanceler, Angela Merkel.

Os planos incluem também aumentar a idade de aposentadoria dos atuais 65 para 67 anos.

Entretanto, a base do SPD protesta contra o regulamento porque, segundo seu ponto de vista, aumentará a desigualdade social.

Segundo a secretária-geral do SPD, Andrea Nahles, o assunto será debatido e decidido no próximo congresso do partido, convocado para o dia 24 de novembro. O debate dentro do maior partido da oposição alemã também tem a ver com a nomeação de um candidato à chancelaria para as eleições de 2013.

Apesar de que essa decisão só deva ser tomada no início de 2013, várias correntes social-democratas continuam promovendo abertamente os seus candidatos.

Atualmente, três nomes são dados como certo para concorrer à indicação do partido. O chefe do SPD, Sigmar Gabriel, o chefe do grupo parlamentar, Frank-Walter Steinmeier, e o ex-ministroe e atual deputado Peer Steinbrueck.

Os três representam a ala conservadora e neoliberal do partido.

Fonte: Prensa Latina
Extraido de http://www.vermelho.org.br/pe/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=194583

Nenhum comentário:

Postar um comentário