sábado, 15 de junho de 2013

Garantia da aposentadoria rural deve incentivar agroindústrias

Agricultores poderão ter acesso aos recursos para a formalização do negócio sem perder condição de segurados especiais

Uma medida em relação ao Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado pelo Governo Federal na última semana, está sendo particularmente comemorada em Venâncio Aires. O texto garante que, a partir da safra 2013/2014, os agricultores familiares poderão acessar recursos para formalização da agroindústria e projetos de turismo rural sem perder a condição de segurados especiais. A Administração Municipal acredita que a medida irá estimular a agroindustrialização e a formalização das agroindústrias já existentes.
A perda do benefício  da aposentadoria rural sempre foi um entrave para os empreendedores do campo. Apostar em uma pequena empresa e perder um benefício garantido de aposentadoria era alternativa não muito bem-vinda aos agricultores. Apesar disso, Venâncio Aires já era destaque no Rio Grande do Sul pelo número de agroindústrias, 35 no total. Com a nova regra, a expectativa é que novos empreendimentos sejam formalizados nos próximos meses.
Conforme o secretário municipal de Agricultura, Fernando Heissler, atualmente o município possui agroindústrias de peixes, mel, embutidos, pães, bolachas, massas, brotos de alfafa, entre outras. Com a nova regra, pequenas empresas, especialmente de descascador e beneficiamento de aipim devem surgir. “A medida é extremamente importante, pois garante segurança ao produtor que apostar na diversificação. São dezenas de exemplos de produtores familiares que podem incrementar sua renda através da agroindústria. Acreditamos que esse será um passo fundamental”, destaca.


fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires

Nenhum comentário:

Postar um comentário