quarta-feira, 27 de março de 2013

Fique por dentro: CNIS Rural


O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um sistema que reúne todas as informações sobre sobre a vida do trabalhador urbano, como os empregos por onde ele passou, as contribuições que fez para a Previdência Social e os valores dos salários que recebeu. Também estão nesse sistema os dados como endereço, números dos documentos, nome dos pais, etc…
Esse sistema é utilizado pelo INSS na hora em que o trabalhador vai pedir uma aposentadoria, por exemplo. Se os dados do segurado estiverem completos no sistema, a aposentadoria sai mais rapidamente. Por isso é importante que o trabalhador cuide para que suas informações estejam sempre corretas no CNIS. A Previdência Social, em parceria com os sindicatos dos trabalhadores rurais e outros órgãos públicos, está criando agora um sistema específico para o Segurado Especial, o chamado CNIS Rural.

O que é o Segurado Especial? 
O Segurado Especial é aquele trabalhador rural que trabalha na lavoura com ajuda da família, sem contratação de pessoas para trabalhar de forma permanente, e que a área do imóvel rural explorado tem até 4 módulos fiscais. O trabalhador da lavoura que se enquadra como Segurado Especial da Previdência Social tem direito aos benefícios de aposentadoria por idade, salário maternidade, auxílio doença, pensão por morte e auxílio reclusão.

Para tanto, o trabalhador ou trabalhadora rural devem comprovar tempo de trabalho na lavoura. Com o novo CNIS Rural (ou CNIS Segurado Especial), se as informações estiverem todas corretas no sistema, o agricultor ou agricultora familiar não precisará mais levar um monte de papelada ao INSS na hora em que for pedir seu benefício.

Como se cadastrar no CNIS Rural?
Para isso, é preciso que o trabalhador rural vá ao sindicato dos trabalhadores Rurais de seu município e faça sua inscrição, gratuitamente. Isso deve ser feito o quanto antes, não precisa esperar a hora de pedir um benefício do INSS. Para fazer a inscrição no CNIS Segurado Especial, o trabalhador rural deverá apresentar alguns documentos. Consulte o sindicato para saber quais documentos levar.

Depois disso, a cada ano de trabalho na lavoura, o lavrador ou a lavradora deve comprovar junto ao seu sindicato que continua trabalhando na lavoura. Desta forma, a cada ano de trabalho a informação será incluida no CNIS Rural e, assim, vai-se construindo um cadastro seguro para o trabalhador. Não haverá risco de perder as informações e isso garantirá os direitos do Segurado Especial quando for a hora de se aposentar ou pedir qualquer outro benefício.(Maria Cristina Pires).


Fonte: Blog Previdência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário